BrazilianEvents:2015/11 Forum Espirito Livre

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Justificativa

O software livre é um fenômeno social e tecnológico em franca expansão e irreversível. Nesse sentido, o 11º Fórum Espírito Livre vem abrir mais um espaço de discussão técnica, política e social sobre tecnologia, software livre e tecnologias abertas, através de uma série de eventos em todo o Brasil. A décima primeira edição acontecerá em Santa Teresa.

Dentro dessa abordagem, a Comunidade Mozilla Brasil, está preparando ações para expandir a Missão Mozilla no estado do Espírito Santo, iniciando em Santa Teresa. O estado é carente de eventos voltados para o setor de tecnologia e software livre principalmente.

As ações estarão concentradas em pessoas dispostas a ajudar nos projetos da Mozilla, tendo em vista que existem pouquíssimos colaboradores aqui na região.

English version

Sobre o evento

A cultura de desenvolvimento colaborativo representa um dos pilares da revolução tecnológica que se firma atualmente. A sociedade em rede, referenciada por alguns autores consagrados, faz-se presente em nossas vidas concebendo um impacto social, político e econômico com precedentes vistos apenas nas duas grandes revoluções industriais. Surgem novos modelos de negócio, formam-se comunidades virtuais e se estabelecem novos paradigmas sobre o trabalho, o capital e as liberdades que agora são tangíveis no mundo dos bits, onde não existe escassez. É neste contexto que surge, ao mesmo tempo em que contribui fortemente para esta nova revolução, o modelo de desenvolvimento colaborativo de software.

Softwares livres não representam somente inovações na área tecnológica, mas a sinergia entre novas formas de trabalho, filosofia, solidariedade e acima de tudo a liberdade. Em contraposição à indústria de softwares proprietários, a distribuição dos softwares livres é, como se intui pelo próprio nome, livre. A liberdade de copiar, melhorar, adaptar e distribuir o software é o motivo que faz dele a melhor opção para órgãos governamentais, projetos sociais e qualquer instituição que busque baixo custo, sustentabilidade e independência tecnológica.

Considerando que o número crescente de comunidades desenvolvedoras de código de forma cooperada no mundo reflete-se também em nosso país, faz-se necessário espaço s regulares de reconhecimento e discussão, com o objetivo de potencializar negócios baseados em software livre e estender as possibilidades na elaboração de ecossistemas vivos, baseados nesse modelo de desenvolvimento, entre outros. Também é um evento estratégico para demonstrar a potência e a fertilidade desse movimento em ascensão. O 11º Fórum Espírito Livre, enquanto evento de caráter estadual, atende a esses anseios e seus resultados confirmam o acerto da decisão em produzi-lo. Ao estimular o uso e o desenvolvimento de software livre e de código aberto, investe-se na produção e qualificação do conhecimento local, a partir de um novo paradigma de desenvolvimento sustentado e de uma nova postura, que insere a questão tecnológica no contexto da construção de um mundo com inclusão social e igualdade de acesso aos avanços tecnológicos. A Rede Espírito Livre, organizadora do fórum, entende que ainda existe muito a ser discutido, e espaços como este, possibilitam a comunidade se manifestar, interagir e se fortalecer.

Além disso, o 11º Fórum Espírito Livre, irá permitir que leitores e colaboradores criem um espaço bastante estreito de debates e discussão. Pelo fato da publicação ser construída através da colaboração no envio de materiais disponíveis em Creative Commons, de pessoas de todo o Brasil e do mundo, o evento espera criar um espaço onde ambos, leitores e colaboradores, possam se conhecer, trocar experiências, aprender e desenvolver-se juntos.


Objetivo Geral

O 11º Fórum Espírito Livre tem como objetivos reunir a comunidade estadual e nacional interessada em desenvolvimento e aplicação de software livre e de código aberto. Dessa maneira, visa compartilhar experiências e conhecimento, de modo a estimular o uso crescente dos softwares livres, tecnologias e padrões abertos, o aprimoramento de tecnologias, a difusão da filosofia de compartilhamento e criação colaborativa e coletiva. Além disso espera-se estreitar a comunicação entre colaboradores e leitores da Revista Espírito Livre.


Objetivos específicos

  • Promover e estimular o intercâmbio de experiências entre diversas iniciativas, através de soluções com software livre e de tecnologias, padrões e códigos abertos, difundindo seu caráter de alternativa tecnológica viável;
  • Promover o uso e o desenvolvimento de software livre e de código aberto como alternativas econômicas, com custos efetivamente menores do que os ofertados tradicionalmente pelas soluções proprietárias;
  • Fortalecer as políticas públicas do governo do Estado do Espírito Santo de adoção de software livre e de código aberto, além de formatos livres de documento e padrões abertos;
  • Estimular o uso do software livre e de código aberto como base de programas de inclusão digital e fomentar a adoção de negócios em tecnologia da informação;
  • Difundir a cultura do Software Livre e a sua importância social, apresentando softwares livres aos usuários de informática e interessados;
  • Demonstrar como os softwares livres podem suprir as demandas técnicas em diversas áreas de aplicação, através de palestras;
  • Integrar usuários e profissionais da área de TI interessados em software livre;
  • Oferecer um espaço de divulgação de iniciativas regionais;
  • Apresentar as vantagens econômicas e potencialidades de negócio com software livre;
  • Apresentar casos de sucesso na implantação de software livre em empresas e organizações governamentais.


English version

Data

24 e 25 de setembro de 2015

English version

Localizacao

Participantes da Mozilla

Jonathan Lamim

Luigui Delyer

Antônio Ladeia

Palestras

Título
Descrição
Responsável
Firefox OS: Liberdade além da web
A palestra consiste em apresentar o sistema operacional para dispositivos móveis Firefox OS, as tecnologias utilizadas no seu desenvolvimento, suas características, facilidades, como contribuir com o desenvolvimento do projeto e principalmente como ele pode dar mais liberdade no uso do celular, e a base dos aplicativos que compõem o sistema operacional.
Jonathan Lamim
Portando aplicações HTML5 multi-device/plataforma de verdade sem Cordova, só WebRT
Aprenda como fazer sua aplicação HTML5 rodar com cara de nativa em Windows, Linux, Mac e Android em minutos. O Web Runtime Project compila aplicações e permite que os usuários consigam instalar e executar Open Web Apps em diversas plataformas e dispositivos. Assim mesmo, em poucos passos, o seu App responsivo pode rodar como um software comum desde um telefone a uma televisão. Bacana né?
Luigui Delyer
Conhecendo e brincando com o Gaia
O Gaia é uma coleção de apps que constituem a parte visual do Firefox OS. Além de bonito, o Gaia é feito totalmente com tecnologias web, ou seja, HTML, javascript e CSS. Nessa apresentação vamos falar um pouco mais sobre o Gaia, alguns dos seus apps e ver como é possível brincar com eles mesmo sem possuir um dispositivo com o Firefox OS.
Antônio Ladeia

Atividades no evento

Título
Descrição
Responsável
Hackathon - Desenvolvimento de apps para FirefoxOS
O foco da Hackathon será a criação de aplicativos para Firefox OS, o novo sistema operacional móvel desenvolvido pela Mozilla, totalmente baseado em HTML5. É uma grande oportunidade para aprender mais sobre a nova plataforma que já é um sucesso entre os desenvolvedores dado a facilidade para criação e distribuição de apps.
Jonathan Lamim

Luigui Delyer Antônio Ladeia

WORKSHOP - Desenvolvendo aplicativos para Firefox OS
Nesse workshop serão apresentadas as princpais APIs para o desenvolvimento dos aplicativos e como iniciar o desenvolvimento, exemplos práticos de desenvolvimento usando HTML5, CSS3 e JavaSrcipt, e também exemplos práticos da criação de aplicativos usando Phonegap/Cordova. Ao final do workshop os participantes estarão aptos a iniciarem o desenvolvimento de aplicativos para Firefox OS e também com conhecimentos necessários para portar os aplicativos desenvolvidos para Firefox OS para outras plataformas, como Android e iOS, por exemplo.
Jonathan Lamim
WORKSHOP - Portando aplicações HTML5 multi-device/plataforma de verdade sem Cordova, só WebRT
Aprenda como fazer sua aplicação HTML5 rodar com cara de nativa em Windows, Linux, Mac e Android em minutos. O Web Runtime Project compila aplicações e permite que os usuários consigam instalar e executar Open Web Apps em diversas plataformas e dispositivos. Assim mesmo, em poucos passos, o seu App responsivo pode rodar como um software comum desde um telefone a uma televisão. Bacana né?
Luigui Delyer

Hotel/Flat

Swag Request

1184799

Budget Request