Pt-br:NeMo-Linux

From MozillaWiki
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

O que é Linux?

Explicaremos de maneira simples. Linux é um sistema operacional. O que o torna tão especial? Oh ...quer saber o que é um sistema operacional? Tudo o que sabemos é que, um computador é uma coleção de componentes interligados (chamado de 'hardware'). Um computador tem discos de memória, leitores de cd, placas de som, processador e outros componentes pequenos que trabalham juntos para tornar a nossa experiência de computação agradável. O sistema operacional é um conjunto de regras codificadas instalado em um computador (software) que supervisiona e regula o funcionamento dos componentes interligados. Linux é um tipo de sistema operacional.

A maioria dos computadores corporativos e domésticos usam Microsoft Windows. Alguns usam MAC OS da Apple. Não há como negar, eles são fantásticos! Absolutamente ótimo trabalhar com eles. Mas falham em algumas coisas que o linux tem a oferecer.

Teoria demais, não acha? Vou lhe contar uma história.

Conforme números crescentes de equipamentos e a necessidade de executar novas funções, a manipulação de hardware para obter o resultado desejado se tornou muito difícil, e as pessoas perceberam. Precisávamos de um novo sistema operacional, onde a simples manipulação do código provesse uma solução. E assim nasceu, em 1969, o primeiro sistema operacional em funcionamento - UNIX (um acrônimo de serviço UNiplexed de Informação e computação). Ele foi posteriormente financiado pela AT&T sob a bandeira da Bell Laboratories.

Foi surpreendente para muitos que a AT & T UNIX licenciou em 1982, produzindo sua primeira versão comercial do sistema operacional UNIX para universidades, bancos e organizações de pesquisa ao redor do mundo, que até agora tinha também colaborado com o código fonte. Comunidades de hackers e entusiastas de computador ficaram frustrados porque não poderiam contribuir ou modificar o código. Um deles, no momento, era Richard Stallman - membro do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Ele parece familiar, certo? Sim .. É uma das pessoas que fundou o projeto GNU (é um acrônimo repetitivo para GNU Não é Unix), com o objetivo de criar um sistema operacional, tão bom quanto compatibilidade com o Unix e hardware em uso, e também livre. Ele também fundou a Free Software Foundation. Seu projeto de OS (sistema operacional) não decolou e foi descontinuado.

Poucos anos depois, em 1991, um estudante finlandês, Linus Torvalds, que era igualmente curioso sobre o sistema operacional como Stallman, começou a trabalhar em sua própria versão de um sistema operacional. Ele queria acabar com as versões comerciais do sistema operacional e, assim, ele escreveu um. No momento, ele compartilhou a notícia, muitas pessoas da mesma opinião do mundo inteiro se juntaram na missão de criar o primeiro sistema operacional sempre livre - Linux (depois de 'Linus' de seu nome e 'Unix' como característica do OS).

Chega de histórias agora. Eu tenho este mau hábito de falar, falar, ... :)

Dito tudo isso, por que precisamos de Linux? Afinal, eu estou contente com o que tenho. Windows é um sistema operacional grande, certo?. Nem precisa falar do MAC da Apple.

Bem, exceto por uma coisa, eu apostaria qualquer coisa na terra em dizer que o Linux é melhor. Vírus? Os vírus são programas de software projetado para atacar o funcionamento normal do computador. E, nenhum vírus pode atacar um sistema operacional Linux. A afirmação poderia começar da melhor forma, dizendo: "Por favor, me avise se você conseguir um ataque de vírus no Linux".

A melhor coisa sobre o Linux é que ele é totalmente gratuito! Não apenas para usá-lo, mais também para modificar e voltar a distribuir. Você faz o que quer, edita, remove, adiciona o que você quiser. É totalmente seu em todos os aspectos. Você pode contribuir para isso também.

Uma coisa que eu odeio no Windows ou no Mac é o seu suporte ao cliente. Ter quaisquer falhas ou problemas, você pode levar dias para obter uma resposta. Você terá que digitar um e-mail, explicando corretamente todas as questões. Deve enviar uma screenshot (captura de tela). Enviá-lo e isso vai durar para sempre. Se não, nós temos o sistema de suporte gravado (que é uma merda) - "Bem-vindo ao centro de apoio, blá, blá, blá. Por favor, disque 1 "para consultas de software relacionados, '2 'para algo-algo-algo e similares. Isso é péssimo! Isso não acontece com o Linux. Você tem centenas de comunidades Linux e grupos de chat esperando para ajudá-lo. A resposta é instantânea e rápida.

O Linux não tem mais aquela imagem de "Olá, eu uso linux, eu sou o cara nerd", graças ao advento de sistemas operacionais como o Fedora, Ubuntu e outras distribuições. Está em toda parte agora. De servidores a locais de trabalho.