Pt-br:NeMo-Linux

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

O que é Linux?

Explicaremos de maneira simples. Linux é um sistema operacional. O que o torna tão especial? Oh ...quer saber o que é um sistema operacional? Tudo o que sabemos é que, um computador é uma coleção de componentes interligados (chamado de 'hardware'). Um computador tem discos de memória, leitores de cd, placas de som, processador e outros componentes pequenos que trabalham juntos para tornar a nossa experiência de computação agradável. O sistema operacional é um conjunto de regras codificadas instalado em um computador (software) que supervisiona e regula o funcionamento dos componentes interligados. Linux é um tipo de sistema operacional.

A maioria dos computadores corporativos e domésticos usam Microsoft Windows. Alguns usam MAC OS da Apple. Não há como negar, eles são fantásticos! Absolutamente ótimo trabalhar com eles. Mas falham em algumas coisas que o linux tem a oferecer.

Teoria demais, não acha? Vou lhe contar uma história.

Conforme números crescentes de equipamentos e a necessidade de executar novas funções, a manipulação de hardware para obter o resultado desejado se tornou muito difícil, e as pessoas perceberam. Precisávamos de um novo sistema operacional, onde a simples manipulação do código provesse uma solução. E assim nasceu, em 1969, o primeiro sistema operacional em funcionamento - UNIX (um acrônimo de serviço UNiplexed de Informação e computação). Ele foi posteriormente financiado pela AT&T sob a bandeira da Bell Laboratories.

Foi surpreendente para muitos que a AT & T UNIX licenciou em 1982, produzindo sua primeira versão comercial do sistema operacional UNIX para universidades, bancos e organizações de pesquisa ao redor do mundo, que até agora tinha também colaborado com o código fonte. Comunidades de hackers e entusiastas de computador ficaram frustrados porque não poderiam contribuir ou modificar o código. Um deles, no momento, era Richard Stallman - membro do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Ele parece familiar, certo? Sim .. É uma das pessoas que fundou o projeto GNU (é um acrônimo repetitivo para GNU Não é Unix), com o objetivo de criar um sistema operacional, tão bom quanto compatibilidade com o Unix e hardware em uso, e também livre. Ele também fundou a Free Software Foundation. Seu projeto de OS (sistema operacional) não decolou e foi descontinuado.

Poucos anos depois, em 1991, um estudante finlandês, Linus Torvalds, que era igualmente curioso sobre o sistema operacional como Stallman, começou a trabalhar em sua própria versão de um sistema operacional. Ele queria acabar com as versões comerciais do sistema operacional e, assim, ele escreveu um. No momento, ele compartilhou a notícia, muitas pessoas da mesma opinião do mundo inteiro se juntaram na missão de criar o primeiro sistema operacional sempre livre - Linux (depois de 'Linus' de seu nome e 'Unix' como característica do OS).

Chega de histórias agora. Eu tenho este mau hábito de falar, falar, ... :)

Dito tudo isso, por que precisamos de Linux? Afinal, eu estou contente com o que tenho. Windows é um sistema operacional grande, certo?. Nem precisa falar do MAC da Apple.

Bem, exceto por uma coisa, eu apostaria qualquer coisa na terra em dizer que o Linux é melhor. Vírus? Os vírus são programas de software projetado para atacar o funcionamento normal do computador. E, nenhum vírus pode atacar um sistema operacional Linux. A afirmação poderia começar da melhor forma, dizendo: "Por favor, me avise se você conseguir um ataque de vírus no Linux".

A melhor coisa sobre o Linux é que ele é totalmente gratuito! Não apenas para usá-lo, mais também para modificar e voltar a distribuir. Você faz o que quer, edita, remove, adiciona o que você quiser. É totalmente seu em todos os aspectos. Você pode contribuir para isso também.

Uma coisa que eu odeio no Windows ou no Mac é o seu suporte ao cliente. Ter quaisquer falhas ou problemas, você pode levar dias para obter uma resposta. Você terá que digitar um e-mail, explicando corretamente todas as questões. Deve enviar uma screenshot (captura de tela). Enviá-lo e isso vai durar para sempre. Se não, nós temos o sistema de suporte gravado (que é uma merda) - "Bem-vindo ao centro de apoio, blá, blá, blá. Por favor, disque 1 "para consultas de software relacionados, '2 'para algo-algo-algo e similares. Isso é péssimo! Isso não acontece com o Linux. Você tem centenas de comunidades Linux e grupos de chat esperando para ajudá-lo. A resposta é instantânea e rápida.

O Linux não tem mais aquela imagem de "Olá, eu uso linux, eu sou o cara nerd", graças ao advento de sistemas operacionais como o Fedora, Ubuntu e outras distribuições. Está em toda parte agora. De servidores a locais de trabalho.