Brasil/Onboarding/

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Onboarding será o processo que dará o auxílio a novos membros da comunidade Mozilla Brasil. Do engajamento até a colaboração — auxiliando o novo colaborador em todo o seu processo de início na comunidade, para isso, dando os conhecimentos necessários ao novo colaborador, entendendo seu perfil e indicando possíveis áreas em que pode ajudar e todos os quesitos úteis para que se tornem efetivos voluntários ativos da comunidade Mozilla Brasil.


Procedimento Operacional Padrão

Fluxo de Onboarding

On-line

  1. Um possível voluntário chega na wiki, no website, nas redes sociais ou em eventos on-line;
  2. O voluntário é encaminhado para a pagina Participe da Mozilla Brasil, onde ele tem acesso a todos os times funcionais, campanhas e projetos atuais que são suportados ou pela comunidade;
  3. O voluntário escolhe um projeto para se engajar e clica em um link para uma documentação sobre como se engajar naquele time/projeto/campanha.

Presencial

Quando o voluntário participa de atividades presenciais, o facilitador da atividade deve capacitar o voluntário para desenvolver suas primeiras atividades em um time/projeto/campanha, além incentivar o voluntário a se juntar aos canais de comunicação e redes sociais oficiais da comunidade. Ainda assim, deve ser criada uma estratégia alinhada com o time/projeto/campanha, respeitar a documentação e procedimentos de onboarding específicos.

Importante

O facilitador de atividade presencial deve estar envolvido e alinhado com o time funcional, projeto ou campanha em que está desenvolvendo atividades, além de seguir o padrão interno de onboarding do mesmo.

Recursos

Times funcionais

Guias de Início

Time de mentoria

Discussões

Últimas reuniões

Arquivo

Facilitadores