Brasil/Onboarding/Manual da Comunidade

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Introdução: Motivação e objetivo

Este documento tem como objetivo prover algumas recomendações sobre como uma comunidade Mozilla deve ser para se manter saudável.

O conteúdo é o resultado de várias investigações e aprendizados de experiências passadas dentro das várias comunidades Mozilla assim como de outros projetos de código aberto.

Os tópicos abordados neste documento são:

  • Organização e governança: Papéis, regras e código de conduta.
  • Integração, engajamento, caminhos e permanência.
  • Desenvolvimento colaborativo: Empoderamento e aprendizado.

Organização e governança

O primeiro passo para toda comunidade é formar uma base sólida, e isto seria por meio de um bom documento organizacional e modelo de governança.

Papéis

A fim de entender quantas pessoas nós temos disponíveis na comunidade, e quais áreas de interesse podemos cubrir, é necessário ter um censo.

Dica: Crie e compartilhe um formulário/questionário rápido para obter estas informações: Quem você é? Quais são seus interesses atualmente? Quanto tempo você pode dedicar por semana?

Equipes operacionais

Uma vez que se tenha estas informações você pode agrupar as pessoas pela área de interesse e deixá-las decidir pelo menos duas pessoas para coordenar os esforços - para evitar gargalos, é importante ter mais de uma pessoa na coordenação.

Coordenadores de projetos devem estar em contato com as equipes da Mozilla para estabelecer e prover uma avaliação sobre os objetivos e atividades do grupo - pelo menos uma das pessoas deve se comunicar bem em Inglês.

Equipe principal

De todas as pessoas na comunidade, deve-se criar uma equipe principal para trabalhar especificamente na construção da comunidade e tomadas de decisão. Isto deve ser uma chamada aberta para qualquer pessoa que possa se comprometer à:

  • Trabalhar ativamente na formação da comunidade e discussões.
  • Ter disponível tempo de resposta de pelo menos 72h.
  • Participar de reuniões on-line pelo menos uma vez por mês.

Esta equipe será o grupo que tomará as decisões finais nos assuntos da comunidade e deve ser aberta para qualquer um que trabalhou ativamente por pelo menos três meses na comunidade.

Tomada de decisões

Discussões e decisões devem ser transparentes para toda comunidade, mesmo se somente a equipe principal ou o coordenador da equipe operacional tenha a palavra final, todo colaborador da comunidade deve ser ouvido durante as discussões. Ter um canal único/público para falar sobre a comunidade, se a sua comunidade é média/grande separe as discussões funcionais/projetos em canais distintos.

Para a equipe principal, um voto de maioria simples deve ser suficiente para aprovar decisões que não tem um consenso durante as discussões. Uma maioria (2/3) deve ser necessário para grandes mudanças como mundança das regras da comunidade. A equipe princial deve estar disponível para votação durante suas 72h de tempo de resposta.

Dica: Estejam abertos para novas iniciativas de novas pessoas, a equipe principal ou o responsável pela equipe funcional nunca deve impedir alguém de tentar novas coisas se houver um grupo disponível por isso. Isto inclui trabalhar em novas areas funcionais que sua comunidade nunca tenha se envolvido.

Rotação de chefia

Torna-se um coordenador ou um membro da equipe principal não deve ser uma posição vitalícia. Estes papéis devem ser renovados a cada 6 meses.

  • Funcional: Os atuais coordenadores devem apresentar um relatório do trabalho realizado durantes os seis meses. E também, qualquer pessoa deve ser livre para se apresentar como coordenador para conduzir uma equipe funcional, se mais de duas pessoas se candidatarem a coordenação, todos devem aresentar seu plano para os próximo seis meses e a equipe principal deve votar para escolher pelo menos dois coordenadores.
  • Equipe principal: Todos os membros devem apresentar ativamente sua intenção de continuar na sua condição de participante da equipe principal, e apresentar seu plano pessoal e objetivos para os próximos seis meses.
Tá tudo bem tirar umas férias! As pessoas devem evitar o esgotamento sobre atividades e delegar trabalho quando possível. 'Dar um tempo' de funções de coordenações deve ser algo normal, você pode retornar quando tiver um tempo de novo. Férias estão aí para um motivo, se desligue da comunidade por algumas semanas!

Regras da comunidade

A forma como a comunidade é estruturada e as decisões são tomadas devem ser claramente documentadas e informadas no portal da comunidade, isto deve ser a referência para todos, desde velhos até novos membros.

Qualquer pessoa na comunidade deve se sentir livre para propor mudanças, o processo pode parecer como descrito abaixo:

  • Uma proposta é aberta no fórum da comunidade para discussão por um colaborador (defensor) respondendo o que e por quê. Com no mínimo seis dias de discussão.
  • Uma vez que haja uma proposta clara o "defensor" procurará pelo menos outros cinco colaboradores para dar suporte a sua proposta (membros da equipe principal serão isentos deste requisito).
  • A proposta é formalmente enviada para a equipe principal, que discutirá, modificará (se necessário) e votará.

O programa Mozilla Reps tem um https://wiki.mozilla.org/ReMo/SOPs/Proposals POP proposto baseado neste exemplo.

Código de conduta

Todas as comunidades Mozilla devem seguir o Guia de Participação de Comunidade Mozilla global - deve estar localizado para o seu idioma e referenciado nas regras da sua comunidade.

Dica: Crie um grupo de pessoas para prover suporte a resoluções de conflitos e descreva como entrar em contato com estas pessoas ou com o grupo.

Integração e engajamento

Ter uma grande experiência como recém-chegado é a chave para o sucesso e crescimento. Ter uma documentação clara e ligada à sua página principal deve ser o primeiro passo.

Documentação

O que a página de documentação principal deve incluir:

  • Quem somos? O que é a Mozilla?
  • Onde a comunidade está, onde ir para conversar? (IRC, fóruns, lista de e-mails, github, gerenciador de tarefas, mídias sociais…). Liste todos os recursos que um colaborador deve saber.
  • Link para regras e estrutura da comunidade.
  • Quais são as principais àreas e projetos que a comunidade está desenvolvendo? Lista das àreas e projetos.
  • Diretório de colaboradores.
    • Quem está atualmente envolvido com a comunidade?
    • Em que àreas?
    • Quem são os integrantes da equipe principal e quais são seus papéis?
Dica: Você não precisa desenvolver sua própria ferramenta de gerenciamento de tarefas. Algumas comindades estão utilizando o sistema de problemas (_issue_) do GitHub + alguma ferramenta como o waffle.io para mostrar quais os projetos estão sendo desenvolvidos.

Mentores

É interessante formar um grupo de mentores para ajudar os recém-chegados a encontrarem seus lugares na comunidade. Uma boa recomendação é prover um fórum com um tópico como "Apresente-se" onde as pessoas poderão falar sobre si e pedir ajuda ou como pode se envolver em um projeto específico.

"Mentoria de grupos" são encojados em comunidades com um tamanho médio-grande para evitar gargalos. Qualquer um da comunidade pode estar apto para ajudar recém-chegados, mas mentores de grupos devem ter mais tempo para se dedicarem a isso.

Projetos e possibilidades

Cada projeto deve ter sua própria páginas descrevendo todas as informações relevantes sobre ele.

  • Quem está coordenando, e como entrar em contato?
    • Um fórum público ou uma lista de e-mails para fazer perguntas é interessante, em vez de e-mails pessoais que podem gerar gargalos.
  • Sobre o que é o projeto? É necessário alguma habilidade especial?
  • Quanto tempo (hora/semana) é necessário para ajudar?
  • Como posso começar a contribuir?
    • Lista de tarefas fáceis.
    • Opções de tarefas para realização com nível de dificuldade: fácil, médio ou difícil/grande.
  • Material de referências.
    • Quais documentos são necessários para melhorar minhas habilidades e ajudar nesse projeto?

Todos em um projeto devem estar atentos as perguntas de recém-chegados, coordenadores de projetos não devem ser os únicos a recepcionar pessoas novas.

Dica: Um vídeo ou um _screencast_ sobre como começar a contribuir em um projeto é uma boa maneira de ajudar recém-chegados e evitar perguntas desnecessárias, tente também mostrar algumas caras, comunidades são sobre pessoas e é bom ver que existem outros "humanos"s; trabalhando também ;)

Permanência

Por que pessoas continuam na comunidade? O que as faz ficar? Quais sãos as motivações?

Cada pessoa tem diferentes motivações para contribuir com a Mozilla, tente entender as motivações das pessoas na sua comunidade.

Algumas dicas:

  • Apresente sempre de forma pública a importância da participação de todos em uma discussão. As pessoas devem se sentir parte do grupo, como uma família, eles devem saber que suas opiniões e ideias tem valor.
  • Promova e estabeleça um parecer aberto e honesto sobre a participação, e também promova a cultura do ouvinte.
  • Tente incluir pelo menos 30% de novos participantes na discussão. Não subestime o valor de um empurrãozinho para que novas pessoas partipem das discussões, perguntando sobre suas opiniões e mostrando como são importantes fazendo isso.
  • Nós somos humanos! Tentem fazer reuniões mensais da comunidade por meio de videochat ou pelo menos áudio. Esta é uma forma de aproximar e a colaborar - e-mail ou mensagens de texto às vezes são difíceis de interpretar.
  • Escreva uma boa documentação, veja com pessoas que não estão envolvidas com a Mozilla (talvez amigos ou familiares), para verificar se está claro o suficiente em como começar a contribuir sem ajuda.

Desenvolvimento do colaborador

Fazer parte da Mozilla não é sobre "doar", mas também devolver o valor para as pessoas.

Tente entender:

  • Por que as pessoas na sua comunidade contribuem com a Mozilla.
  • O que eles gostariam de aprender.
  • Quais são suas habilidades, especialmente aquelas que elas nuncam usaram para a Mozilla, incluindo habilidades pessoais.
  • O que eles gostariam de ensinar.
  • Quais são seus objetivos para o próximo mês.
  • Como eles gostariam de ser reconhecidos.

Empoderamento

Mentores devem estar focados no empoderamento das pessoas, estar em contato regularmente com os colaboradores e obtendo informações deles sobre os projetos.

Dica: Você tem alguém que tem experiência em planejamento? Realize _workshops on-line_ via air mozilla/vidyo/hangout/jitsi/outro sobre como realizar planejamentos para ser mais eficiente!

Encoraje pessoas a trabalharem em projetos impactantes, mas também em projetos que elas tenham maior interesse. Realizar sessões locais de "Planejamento de Impacto" é uma boa maneira das pessoas entenderem como balancear o impacto como um mozillian e empoderamento pessoal.

Reconhecimento

Tenha em mente o que você aprendeu sobre como as pessoas na sua comunidade gostariam de ser reconhecidas.

Algumas ideias:

  • Use suas reuniões regulares para fazer anúncios e celebrar as conquistas alcançadas por pessoas e projetos, mesmo os pequenos.
  • Promova um cultura de valorização onde as pessoas naturalmente agradecem, especialmente poderosa em espaços públicos (mídias sociais) onde outros também podem ver este reconhecimento.
  • Estabeleça um quadro de "colaborador do mês" e publique no blog da comunidade.
  • Publique entrevistas com pessoas no blog da comunidade para promover publicamente seus trabalhos.
  • Crie medalhas legais para dar para as pessoas. E também medalhas por projeto.