Brasil/WoMoz/Guia de participação da comunidade Mozilla

From MozillaWiki
< Brasil‎ | WoMoz
Jump to: navigation, search

Guia de Participação da Comunidade

As orientações descrevem o tipo de comunidade que nós estamos construindo. Trabalhando em conjunto com:

  • Política de antiassédio e discriminação, que estabelece proteções e obrigações de membros ligados à Mozilla, em fóruns, lista de e-mail, wikis, sites, canais de IRC, bugs, eventos, reuniões públicas ou pessoais, relacionadas a Mozilla;
  • Grupos da Mozilla para gerenciamento de conflitos.

O guia de participação na comunidade Mozilla possui duas partes:

  1. Inclusão e Diversidade;
  2. Guia geral de boa convivência;

Ambos são partes importantes na comunidade que estamos construindo.

1. Inclusão e Diversidade

O Projeto Mozilla dá boas-vindas e encoraja sua participação. Não importa como você se define ou como as outras pessoas te veem: você é bem vindo(a). Nós aceitamos contribuições de todas as pessoas conforme elas interagem de forma construtiva com nossa comunidade, incluindo, mas não limitando a pessoas com diferentes idades, culturas, etnias, sexos, gêneros, idiomas, raças, orientações sexuais, localidades e religiões.

As atividades da Mozilla devem ser inclusivas e devem apoiar a diversidade.

Alguns Mozillians podem se identificar com organizações ou atividades que não apoiam os mesmos padrões de inclusão e diversidade da Mozilla. Quando esse é o caso:

  • (a) o apoio à práticas exclusivas não devem ser trazidas para as atividades da Mozilla.
  • (b) o apoio à práticas exclusivas em atividades de fora da Mozilla não deve ser expressado em espaços da Mozilla.
  • (c) se os casos (a) e/ou (b) acontecerem, outros Mozillians devem tratar isso como um assunto particular da pessoa, e não como uma opinião da Mozilla.

2. Levantando questões relacionadas a inclusão e diversidade

Se você acredita estar vivenciando práticas que vão de encontro com as Políticas de Inclusão e Diversidade, por favor, entre em contato com Allison Banks, que lidera nosso Programa de Inclusão e Diversidade - abanks@mozilla.com. Allison pode prover uma variedade de recursos, desde uma consulta privada até outros recursos da comunidade, e, claro, cobrir os aspectos legais que a Organização Mozilla deve abordar.

Esforços intencionais para excluir pessoas das atividades da Mozilla não são aceitáveis e serão tratadas de forma adequada. É difícil imaginar como alguém poderia acidentalmente fazer isso, mas, se isso acontecer, nós vamos descobrir como fazer para que não aconteça novamente. Eu suspeito que existirão algumas questões sobre quando, e se, algo privado se torna de importância pública.

3. Guia de convivência

  • Seja respeitável. Nós não precisamos concordar sempre, mas a discordância não é motivo para tratar mal os outros. Todos nós sentiremos frustrações um dia e não podemos transformá-las em ataques pessoais. A comunidade em que as pessoas se sintam desconfortáveis ou ameaçadas não é saudável e nem produtiva.
  • Tente entender diferentes perspectivas. Seu objetivo não deve ser "ganhar" em todos os argumentos e discordâncias. É mais produtivo ser aberto a novas ideias do que tornar nossas próprias ideias melhores que as dos outros. "Ganhar" é quando diferentes perspectivas tornam o nosso trabalho mais rico e mais forte.
  • Não cometa violências.
  • Não espere concordância em todas as decisões.

4. Assuntos Sensíveis Relacionados ao Modo de Falar

Inevitavelmente problemas vão acontecer. Algumas vezes vamos divergir sobre gostos, sobre o que é respeitoso. Algumas tentativas de piadas vão sair pela culátra. Poderíamos tentar tratar a Mozilla somente como 'negócios' e tentar combater todas as falhas, mas isso não combina com a Mozilla. Se nós começarmos a fazer isso nós vamos perder parte da nossa essência. Uma comunidade é feita de relacionamentos e abrange mais do que com interações estritamente necessárias para vender software.

Nós também somos suscetíveis a ter discussões sobre se e quando críticas são respeitosas ou não. Nós devemos ser capazes de falar algo quando discordarmos e quando acharmos que precisamos melhorar. Nós não podemos dizer que algo é melhor do que realmente é. E fazer isso de maneira respeitosa é difícil, fazer isso enquanto os outros não parecem estar prestando atenção é mais difícil ainda, e ouvir esses comentários quando se é o destinatário, pode ser mais difícil ainda. Nós precisamos ser honestos e diretos, assim como respeitosos. E isso dá trabalho.

Aqui estão algumas maneiras de lidar com os conflitos

Conversa direta. Se você se sentir confortável em ter uma conversa direta com a outra pessoa, essa é uma boa maneira de começar.

Conversar com outros Mozillians de confiança. Se você não se sentir confortável em ter uma conversa direta, identifique uma ou mais pessoas de sua confiança. Isto será util para identificar se o conflito é porque a outra pessoa está estressada, ou se comportando de maneira ironica ou simplesmente não quer ouvir? A pessoa está apresentando alguma frustração e agora está em um tom cada vez mais estridente?

Engaje-se a um grupo de mentores. O grupo de mentores foi formado para mediar problemas de comunicação; e para ajudar as pessoas a aprender como se comunicar de maneira mais produtiva. O grupo de mentores é um bom lugar para pedir conselhos em como levantar um tema diretamente, e quais outros tipos de intervenções são possíveis e apropriados. Você pode entrar em contato com o grupo, ou qualquer membro dele. Se você não conhece alguém do grupo, pergunte as pessoas que você confia para recomendar alguém do grupo. Ou você pode falar com a proprietária do módulo, Stormy Peters. Stormy é a prorietária do módulo porque ela tem muita experiência, mas também por causa da sua discrição. Se você não conhece nenhum dos mentores, então peça a pessoas que você conhece e confia uma recomendação, ou comece com a Stormy. Se você conhece muitos mentores, mas tem razões para sentir-se desconfortável com qualquer pessoa no grupo, então você tem um problema para os líderes de projetos. Mais uma vez você pode entrar em contato com o grupo ou qualquer membro particular dele.


Version 1.0. Last updated: May 5, 2015
Esse guia de participação foi criado pela Mozilla e está disponível em seu site oficial em inglês, essa versão em Português do Brasil foi orgulhosamente traduzida de forma colaborativa em 05/12/2015 pelo time da WoMoz Brasil.