Pt-br:NeMo-MozillaLanguage

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Base de artigos NeMo
Mozilla no seu idioma
Ver todos os artigos | Home
Criação: Gautham Akiwate
Tradução: Marcelo Araldi

A tecnologia e os idiomas

A tecnologia dá poder às pessoas! A tecnologia liberta as pessoas! A tecnologia inspira as pessoas! A tecnologia expande nossos horizontes! Ou será que não? Hoje, a maioria das pessoas que usufrui da tecnologia não fala nativamente a língua inglesa. Mas, será que mesmo com essas barreiras de comunicação, a tecnologia continua tendo o mesmo impacto na vida delas? Ao passo que a tecnologiva evolui e tenta facilitar a vida das pessoas é primordial que esteja disponível em seus idiomas nativos para que elas se sintam confortáveis ao utilizá-la, aproveitando-a o máximo.

Então as pessoas que precisam de tecnologia devem primeiro aprender Inglês? Se alguém não sabe falar inglês, podemos privá-lo da tecnologia? Esse problema é ainda mais grave em países onde a maioria dos professores só fala o idioma nativo e o acesso à livros e outros meios de comunicação é restrito, especialmente para produtores rurais e mulheres (que ainda são vítimas de preconceito em muitos países). A resposta para estes problemas está em processos chamados de "localização" ("localization", ou abreviado, l10n) e "internacionalização" ("internationalization", ou abreviado, i18n).

Primeiro, vamos tentar compreender o que significa "localização". Basicamente, localização é o processo de pegar um produto e torná-lo linguisticamente e culturalmente apropriado para um determinado país ou região. Por sua vez, internacionalização é o processo de tornar qualquer produto facilmente adaptável para outros idiomas, ou seja, localizável. Atualmente, a Internet tem o papel de trazer a tecnologia até a porta das pessoas. Nesse contexto, a localização é a base para que todas as pessoas possam abrir suas portas para a tecnologia.

Como a Mozilla contribui para isto?

A Mozilla é uma fundação sem fins lucrativos, que atua no mundo inteiro, dedicando seu tempo e trabalho na briga para que as pessoas sejam donas de suas vidas online, ajudando a moldar o futuro da web criando padrões de desenvolvimento de páginas na Internet que beneficiam as pessoas (a Mozilla defende que os padrões devem ser abertos, para que as pessoas saibam o que os sites fazem com suas informações). O projeto Mozilla possui uma incrível variedade de programas, incluindo o navegador Mozilla Firefox. Além disso, a fundação Mozilla é um exemplo no mundo FOSS (sigla para Free and open source software, que significa "Software livre e aberto") em questões de Localização e Internacionalização.

Hoje, a fundação conta com seus produtos em mais de 70 diferentes idiomas, graças ao incansável trabalho de uma comunidade de voluntários que através da localização ajudam a Mozilla a deixar seus produtos nativamente aceitáveis para várias regiões do mundo. Em uma visão geral, o objetivo do projeto Mozilla é servir à comunidade com paixão, ajudando as pessoas a serem parte da Web, que é um bem público da nossa sociedade. Atualmente, a Mozilla está trabalhando para tornar seus sites e materiais políticos (missão, visão, manifesto, etc) também localizáveis. Assim, o mundo inteiro poderá entender porque nós existimos e pelo que trabalhamos.

Agora que você conhece a Mozilla e seus objetivos, que tal contribuir com nossa comunidade e melhorar a vida online de mais de 450 milhões de pessoas o redor do mundo que usam a Mozilla todo dia? Você pode contribuir de várias maneiras! Para começar, basta contribuir explicando o que é a Mozilla e mostrando seus softwares para outras pessoas, depois, poderá fazer parte de nossas equipes de localização, e deixar os softwares da Mozilla ainda melhores em seu idioma. Venha fazer a diferença!