Pt-br:NeMo-Opensource

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Base de artigos NeMo
O que significa Código Aberto?
Ver todos os artigos | Home
Criação: Dwaraka Nath
Tradução: Fernando Vargas

Código Aberto

Código Aberto? Hum... Deixe me ver... Eu já ouvi isso em algum lugar. Ei, isso não deve ser algo novo para um cara nerd, né? Ok, mas o que seria isso então? Temos vários significados que podem ser atribuídos a este termo, vamos falar somente sobre a terminologia relacionada a softwares. Pode ficar tranquilo, vou ser o mais simples possível.

O nome fala por sí mesmo. Código aberto é um termo fortemente usado em comunidades colaborativas de software, onde o código deste software é disponibilizado publicamente para ser visualizado, editado e compartilhado e utilizado. Ao contrário do software proprietário, (opa, caso você esteja perdido, software proprietário é um termo usado para sofwares pagos), onde software inteiro é desenvolvido por uma empresa particular, softwares de código aberto recebem contribuições, principalmente, de comunidades voluntáriasdo mundo inteiro. Alguns exemplos de projetos de Código Aberto populares são: navegador Mozilla Firefox, e sistemas operacionais como Ubuntu e Fedora.

Onde tudo começou

Assuntos relacionados ao código aberto começaram a serem discutidos a mais ou menos 40 anos atrás. A história foi assim: a IBM estava fazendo os computadores de primeira geração e também estavam desenvolvendo o software necessário para fazê-lo funcionar. Era tudo livre para usar e redistribuir entre os usuários. Eles podiam modificar o código do software pré-instalado para atender suas necessidades pessoais. O problema começou em meados de 1970, quando a IBM iniciou o desenvolvimento de um software proprietário, impossibilitando a edição de softwares pré-instalados em seus computadores.

Foi ai que o verdadeiro movimento do software livre teve inicio. Richard Stallman, um programador do MIT, deu o pontapé inicial no projeto GNU, cujo objetivo era criar um sistema operacional livre que pudesse ser editado e compartilhado. Por um lado filosófico Richard também escreveu que a disponibilidade do código aberto e livre para redistribuição e modificação são direitos fundamentais.

E o que isso tem haver comigo?

“Pera aí! Será que esta discussão tem haver comigo?” Estas são questões que nos vem à mente quando estamos lendo assuntos deste gênero. Minha sugestão é: pense de novo. A maioria dos softwares que usamos hoje são proprietários. Jogos, players de músicas sistemas operacionais... tudo o que usamos hoje está sendo pago! O que dizer à pessoas que não tem condições de comprar? Nem todos estão dispostos a pagar por um software. Especialmente em países onde até mesmos as necessidades básicas se tornam um problema. De quem é a responsabilidade de comprar estes softwares? Nós não percebemos que o desenvolvimento de softwares proprietários freia a criatividade e o poder de muitas pessoas. Sem acesso ao código fonte, qualquer homem ou comunidade fica restringida, sem saber do que é capaz! Imagine o que aconteceria se a internet que usamos hoje fosse proprietária? Só o pensamento já dá arrepios. O mundo teria chegado à um impasse. O efeito que o software proprietário tenta trazer é o mesmo!

As coisas seriam bem mais fáceis se partíssemos para o software livre.

Código aberto sempre coloca as pessoas em primeiro lugar. Você pode modificar, editar ou criar seu próprio software da maneira que quiser, do jeito que você quer que ele funcione. A escolha sempre é sua. Além disso quando se trata de código aberto, você tem muitas pessoas que lhe ajudarão com o código se você precisar. Com mais pessoas, vem mais colaboração, mais inovação e mais criatividade. E o melhor de tudo é que é totalmente grátis! Além disso, o uso do software proprietário é uma das principais causas de pirataria. Ao serem privadas das ferramentas essenciais para as suas necessidades as pessoas tendem a usar softwares piratas, que é uma perda e tanto para o desenvolvedor, que perde o seu investimento no desenvolvimento do software, e para o usuário, que se expõe aos riscos associados ao uso de versões piratas do software.

Promover o uso de software livre e a colaboração com o movimento a favor do código aberto são formas de contribuírmos para o desenvolvimento das pessoas, da sociedade e da humanidade como um todo. É algo pelo qual nós sentimos o poder da Internet, da Web e da computação prosperar para todos, em toda parte!