Pt-br:NeMo-Openweb

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Base de artigos NeMo
O que é Web aberta?
Ver todos os artigos | Home
Criação: Dwaraka Nath
Tradução: Tales Farias

Web aberta

As pessoas tendem a ter opiniões diferentes. Se você está planejando dizer algo para alguém, é muito importante entender o que essa pessoa tem em mente antes de abordá-la. Então, no meu caso, decidi fazer uma pesquisa rápida sobre a Web Aberta. Além da minha opinião, pensei em meus pais. Então, fui perguntar a eles:
- “Ei mãe”! O que você acha que significa Web Aberta?
Ela me olhou de um jeito estranho, depois ficou olhando para o chão, teto e cadeiras até me responder:
– “Bom, a Internet que nós temos hoje não é aberta? Você tem tanta informação para ler e compartilhar em qualquer lugar e com qualquer um. Há muitas coisas gratuitas, cursos livres e documentação para aprender. A Web é aberta por si só.”. Eu me surpreendi até porque muitas pessoas com as quais eu falei depois me deram mais ou menos o mesmo tipo de resposta.

Mas infelizmente, a Internet não é tão aberta quanto às pessoas pensam que é quando se trata de padrões. Perceba que as pessoas sempre olham individualmente para a Internet, e não para o todo. Lembre-se, não estamos falando sobre como a Web parece ser, mas sim sobre a forma como ela funciona. Vamos fazer um passeio agora:

Voltamos na década de 1990 quando a World Wide Web (abreviado como "WWW") foi aberta para o público. Muitos dos padrões relacionados à publicação de conteúdo na internet (ou "padrões web") foram abertos para qualquer um examinar, manipular, melhorar e contribuir. Um exemplo marcante disso é a capacidade de visualizar o código-fonte de um site através do comando "Visualizar código-fonte" dentro dos navegadores.

Aposto que você está pensando: "Cara! Isso é horrível! Como eu poderia deixar alguém copiar o meu site?". Analisando a fundo, não é tão ruim, a menos que seu negócio dependa disso. Compartilhar algo com pessoas que entendem do assunto é a melhor maneira de melhorar suas criações de forma rápida e correta. Este é o grande objetivo da Web.

Geralmente, ideias inovadoras e atraentes tendem a trazer mais pessoas para ajudá-lo. Com mais pessoas, vem mais criatividade, mais ideias e uma solução melhor.

Esta é a razão pela qual a Internet sofreu um crescimento exponencial durante a última década. Durante os primeiros estágios da Web, muitos tentaram melhorar os padrões estabelecidos por outros, o que no final acabou sendo benéfico.

Ao longo do tempo, mais tecnologias para Web foram surgindo. As pessoas começaram a usar os serviços de visualização de vídeos online, jogos interativos, serviços de bancos e outras facilidades similares a estas. Infelizmente, muitas das novas tecnologias que vieram são proprietárias. Por exemplo, a visualização de vídeos, em sua maioria, obriga a utilização do Adobe Flash Player. Mas, até muito recentemente a implementação do Flash Player foi escondida do público em geral. O mesmo acontece com a Microsoft, que criou uma alternativa ao Flash - o Silverlight. Mais uma vez um padrão proprietário. E eu pergunto: Por quê?!

Se essas tecnologias estivessem disponíveis abertamente para desenvolvedores do mundo inteiro, tenho certeza que elas estariam muito melhores. A compatibilidade com diferentes plataformas e dispositivos não teria sido um problema, como é hoje. O problema com essas pessoas do Vale do Silício é que eles não tentam entrar em acordo uns com os outros. Em vez disso, brigam e tentam fazer suas próprias alternativas. Pior ainda: fazem algumas mudanças pequenas e criam uma nova tecnologia própria. Cada um promove a sua tecnologia como o padrão.

Além disso, quando alguém tem um controle centralizado sobre alguma tecnologia, tenta ditar o ritmo e criar monopólio. Políticas como essas restringem as preferências das pessoas, escondendo de todos como a Web realmente deveria ser.

A Web aberta de que venho falando é totalmente ao contrário. A Web hoje é um bem público, a Internet tornou-se um elemento chave para nossa vida - seja ela de negócios, educação ou entretenimento. A Internet está em todo lugar! Essencialmente, ele deve ser aberto a todos. Todo mundo deve ter o direito de participar e contribuir. Deve ter a capacidade de criar suas próprias experiências. Mas a realidade não é bem assim.

Hoje, não temos aplicações abertas. Temos, na verdade, aplicações proprietárias que são gratuitas, mas se você quiser melhorar a aplicação, não pode, a empresa manda. Tenho medo que esse cenário fique assim para sempre, a menos que façamos um trabalho forte.