Pt-br:NeMo-Popcorn

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Base de artigos NeMo
O delicioso Mozilla Popcorn.
Ver todos os artigos | Home
Tradução: Ricardo Pontes

A melhor receita para a web de hoje. O delicioso Mozilla Popcorn

Sim. Sempre que falamos em Mozilla, estamos falando sobre como deixar a web aberta e ajudar o mundo a perceber o verdadeiro poder dela. É isto que inspirou a Mozilla a fazer o revolucionário navegador Firefox que traz tecnologias web de ponta para o seu desktop. Entre inúmeras outras coisas que a Mozilla está de olho, o Popcorn é um "prato cheio" que você não vai querer perder.

Qual o objetivo do Popcorn?

Desde que a www foi lançada, muitas pessoas tem estressado seus cérebros para deixar a web mais interativa. Primeiro foram as tags e os hyperlinks, um pouquinho mais tarde vieram as imagens, áudio e, finalmente, após quase uma década, veio o vídeo. As pessoas achavam essas melhorias divertidas por algum tempo mas em seguida a emoção já era. Por que? Assim como uma comida sem tempero, é claro que algo estava faltando!

Se pensarmos um pouco teremos a resposta: cadê a interação em tempo real entre todas as informações da web e o usuário? Nós temos uma riqueza de recursos na web (vídeos, informações, wiki, perfis pessoais, etc), só que está tudo espalhado.Todas as informações são estáticas, sem opções para interação. As pessoas as criam e você as vê, não há nada que possa ser alterado. Não existe nada melhor do que ler um jornal ou assistir a uma TV, interagindo com eles, certo? Até o Flash tentou trazer um pouco de interação para a web, com animações e gráficos brilhantes, mas, não resolveu o problema, pois, de novo, tudo estava estático, não havia interação em tempo real entre os outros objetos da web.

Pera aí, isso é a web! É claro que deve haver alguma maneira de explorar seus recursos. Não seria melhor se houvesse um conteúdo web que une todas as melhores experiências interativas sob o mesmo teto - vídeo, áudio, elementos sociais – integrando tudo com variáveis ​​em tempo real, como localização e temperatura? Seria surpreendente, assim como assistir no mundo real, não seria? Essa é a essência do projeto da Mozilla Popcorn - Melhorando o áudio e vídeo com o rico conteúdo online em criações com muitas interatividades.

E como utilizá-lo?

Tecnicamente, o projeto Popcorn é todo javascript. A base dele é o Popcorn.js - uma biblioteca javascript que usa todos os elementos, métodos e eventos de mídia do HTML5 para criar uma API que pode ser usada para gerar informações em tempo real e interação com vídeo e áudio.

Sim. Concordo. Ainda está um pouco confuso. Não fique surpreso se você coçar a cabeça agora, porque eu fiz o mesmo quando eu li sobre Popcorn.js. Um pouco de pesquisa pode ajudar.

Pense em você como organizador de um evento tentando postar um vídeo promocional sobre o show ao vivo de David Guetta em Dubai. Normalmente, ele será apenas o vídeo com uma música de fundo, localizações, informações de venda de bilhetes e afins.

Mas, se você usar o Popcorn.js, a coisa muda! Quando o vídeo é reproduzido, você pode marcar o David Guetta nele, abrir as fotos do Flickr dele, pode ter links do seu Twitter e Wiki para os usuários acessarem, adicionar um clipe de áudio do Soundcloud de qualquer outro show, inserir vídeos do Youtube ou Vimeo, incluir links do Google Maps com informações de localização! E ainda pode melhorar? Sim! Caso seu vídeo seja um filme, é possível incluir legendas também.

Para completar, você ainda pode adicionar informações sobre o clima. Ou seja, você pode optar por mostrar o calor escaldante em Dubai através de uma mancha amarela para mostrar o clima "Ensolarado" lá.

Popcorn Maker

Uma novidade do Popcorn é o Popcorn Maker. Uma interface gráfica totalmente web que facilita a vida dos usuários que querem usar o Popcorn. A interface é muito parecida com vários editores de vídeo, super intuitiva e simples. Acesse o Popcorn Maker e divirta-se!

Como contribuir?

Gostou? Envolva-se e contribua! http://mozillapopcorn.org/