Pt-br:NeMo-MozillaLanguage

From MozillaWiki
Jump to navigation Jump to search
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Base de artigos NeMo
Mozilla no seu idioma
Ver todos os artigos | Home
Criação: Gautham Akiwate
Tradução: Marcelo Araldi

A tecnologia e os idiomas

A tecnologia dá poder às pessoas! A tecnologia liberta as pessoas! A tecnologia inspira as pessoas! A tecnologia expande nossos horizontes! Ou será que não? Hoje, a maioria das pessoas que usufrui da tecnologia não fala nativamente a língua inglesa. Mas, será que mesmo com essas barreiras de comunicação, a tecnologia continua tendo o mesmo impacto na vida delas? Ao passo que a tecnologiva evolui e tenta facilitar a vida das pessoas é primordial que esteja disponível em seus idiomas nativos para que elas se sintam confortáveis ao utilizá-la, aproveitando-a o máximo.

Então as pessoas que precisam de tecnologia devem primeiro aprender Inglês? Se alguém não sabe falar inglês, podemos privá-lo da tecnologia? Esse problema é ainda mais grave em países onde a maioria dos professores só fala o idioma nativo e o acesso à livros e outros meios de comunicação é restrito, especialmente para produtores rurais e mulheres (que ainda são vítimas de preconceito em muitos países). A resposta para estes problemas está em processos chamados de "localização" ("localization", ou abreviado, l10n) e "internacionalização" ("internationalization", ou abreviado, i18n).

Primeiro, vamos tentar compreender o que significa "localização". Basicamente, localização é o processo de pegar um produto e torná-lo linguisticamente e culturalmente apropriado para um determinado país ou região. Por sua vez, internacionalização é o processo de tornar qualquer produto facilmente adaptável para outros idiomas, ou seja, localizável. Atualmente, a Internet tem o papel de trazer a tecnologia até a porta das pessoas. Nesse contexto, a localização é a base para que todas as pessoas possam abrir suas portas para a tecnologia.

Como a Mozilla contribui para isto?

A Mozilla é uma fundação sem fins lucrativos, que atua no mundo inteiro, dedicando seu tempo e trabalho na briga para que as pessoas sejam donas de suas vidas online, ajudando a moldar o futuro da web criando padrões de desenvolvimento de páginas na Internet que beneficiam as pessoas (a Mozilla defende que os padrões devem ser abertos, para que as pessoas saibam o que os sites fazem com suas informações). O projeto Mozilla possui uma incrível variedade de programas, incluindo o navegador Mozilla Firefox. Além disso, a fundação Mozilla é um exemplo no mundo FOSS (sigla para Free and open source software, que significa "Software livre e aberto") em questões de Localização e Internacionalização.

Hoje, a fundação conta com seus produtos em mais de 70 diferentes idiomas, graças ao incansável trabalho de uma comunidade de voluntários que através da localização ajudam a Mozilla a deixar seus produtos nativamente aceitáveis para várias regiões do mundo. Em uma visão geral, o objetivo do projeto Mozilla é servir à comunidade com paixão, ajudando as pessoas a serem parte da Web, que é um bem público da nossa sociedade. Atualmente, a Mozilla está trabalhando para tornar seus sites e materiais políticos (missão, visão, manifesto, etc) também localizáveis. Assim, o mundo inteiro poderá entender porque nós existimos e pelo que trabalhamos.

Agora que você conhece a Mozilla e seus objetivos, que tal contribuir com nossa comunidade e melhorar a vida online de mais de 450 milhões de pessoas o redor do mundo que usam a Mozilla todo dia? Você pode contribuir de várias maneiras! Para começar, basta contribuir explicando o que é a Mozilla e mostrando seus softwares para outras pessoas, depois, poderá fazer parte de nossas equipes de localização, e deixar os softwares da Mozilla ainda melhores em seu idioma. Venha fazer a diferença!