Pt-br:NeMo-Firefox

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search

Base de artigos NeMo
A história do Firefox
Ver todos os artigos | Home
Criação: Sayak Sarkar
Tradução: Marcelo Araldi

Introdução

A história da Mozilla, fundação criadora do navegador Firefox, começa ainda no ano de 1994, quando o nome "Mozilla" foi utilizado pela primeira vez no Netscape, pois seu apelido era "Mosaic killer" (Mosaic era um navegador da época, que perdeu usuários para o Netscape). A Mozilla com a estrutura que conhecemos hoje começou em 1998, quando a Netscape decidiu liberar publicamente para a comunidade o código-fonte do seu navegador que estava em declínio. O navegador que se tornou o Firefox foi criado em 2002, mas o nome Firefox 1.0 foi usado somente em 2004.

Origem

A origem do Firefox está diretamente ligada à Netscape, empresa que dominava o mercado de navegadores com o Netscape Navigator, antes da Microsoft desenvolver o Internet Explorer. Internamente, na Netscape, o nome do navegador sempre foi Mozilla. Com a liberação do código-fonte do Navigator em 1998, um grupo de voluntários continuou o desenvolvimento do navegador, e em 2003, a Fundação Mozilla tornou-se realidade.

Entretanto, o Firefox não era o navegador que a Mozilla lançou. Da mesma forma que o Netscape, o software da Mozilla estava ficando cada vez maior, cheio de recursos, e isto tornou-se um problema paara o desenvolvimento, pois quanto maior o software, mais complexo para trabalhar. Foi nesta época que Dave Hyatt, Joe Hewitt, Chanial e Blake Ross iniciaram o projeto Firefox em fase experimental.

Ao contrário de todos, Blake Ross (um entusiasta do mundo de TI que começou a contribuir com o projeto Mozilla voluntariamente com 14 anos) decidiu não continuar com aquele "monte" de recursos empilhados, e começou a desenvolver seu próprio navegador, baseado no código da Mozilla, mas com o objetivo de criar algo intuitivo e simples. Em 2003, Ross conseguiu a ajuda dos desenvolvedores Dave Hyatt e Ben Goodger.

Eles acreditavam que a pressão dos patrocinadores do Netscape para criação de recursos que na verdade não tinham utilidade comprometeu o projeto da Mozilla, e para "combater" este projeto sem fundamentos, eles criaram um navegador que era muito mais simples, com o qual eles queriam derrubar o Mozilla Suite (este era o nome do software "gigante" da Mozilla). No dia 3 de Abril de 2003, a Mozilla anunciou que estaria mudando seu foco do Mozilla Suite para o Firefox e para o Thunderbird.

Mesmo com o objetivo de parar o desenvolvimento do Mozilla Suite, a Mozilla continuou atualizando-o até o dia 12 de Abril de 2006, devido ao grande número de empresas que o utilizavam. A comunidade de voluntários da Mozilla ainda desenvolve o Mozilla Suite e continua liberando versões deste software regularmente, com o nome SeaMonkey para evitar confusões com o nome Mozilla.

Em 5 de Abril de 2004, a empresa de consultoria em TI AMS escolheu o Mozilla Firefox (conhecido na época como Firebird) como o melhor produto de código-aberto da época, dada sua estabilidade e confiabilidade.

Nomes

Phoenix:
Projeto que originou o Firefox. Começou como uma versão experimental do Mozilla Suite. Após passar por muitos ciclos de desenvolvimento, seus binários foram liberados para teste sob o nome de Phoenix. Este nome foi mantido até o dia 14 de abril de 2003, quando a Mozilla foi obrigada a alterá-lo devido à um processo da empresa BIOS, que mantinha a Phoenix Tecnologies (que possuía um navegador chamado Phoenix FirstWare Connect, baseado nas tecnologias da BIOS).

Manticore:
Os fundadores do Phoenix continuaram seu desenvolvimento por caminhos totalmente diferentes do projeto Mozilla. Ao invés de focar em uma aplicação robusta, constituída por vários softwares que criavam uma suíte como o Mozilla Suíte, o projeto Phoenix concentrou-se em desenvolver um software com foco em navegação na Internet. As ideias deste pequeno grupo de voluntários apareceram com David Hyatt e Ben Goodger no navegador Manticore. O Manticore foi lançado com apenas alguns recursos básicos de navegação, mas o time de desenvolvimento já planejava o lançamento de recursos inovadores, focados em segurança e produtividade. Diferentemente do Netscape, o Manticore era um navegador totalmente focado em benefícios para o usuário (foco que é mantido até hoje, no Firefox).

Firebird:
Em Abril de 2003, a Mozilla anunciou seu novo navegador, chamado de Firebird. Essa criatura mitológica também pode ser conhecida como Fênix, por renascer das cinzas. O novo nome acabou criando alguns conflitos, principalmente com o banco de dados Firebird. Para resolver este conflito, a Mozilla orientou a todos sempre chamar o navegador por Mozilla Firebird, assim, o conflito seria evitado.

Firefox:
A contínua pressão da comunidade do banco de dados Firebird forçou a Mozilla a trocar o nome de seu navegador mais uma vez. Em 9 de Fevereiro de 2009 o software ganhou um novo nome: Mozilla Firefox. O nome Firefox é uma referência ao animal Panda Vermelho, e foi escolhido por sua similaridade com o Firebird. Para garantir que o nome permanecesse único no mundo da computação, a Mozilla iniciou o processo de registro da marca Mozilla Firefox. Mesmo assim, a Mozilla ainda passou por outro susto, pois na Inglaterra a empresa Charlton Company já tinha a marca Firefox registrada em seu nome, entretanto, após um pedido da Fundação Mozilla, a Charlton Company cedeu a marca Firefox para a Mozilla.

Versões

O Firefox já passou por muitas versões desde o lançamento da versão 1.0, em 9 de Novembro de 2004. Depois de muitas correções de segurança e establidade, a versão 1.5 foi lançada quase um ano após a primeira. Após isso, houveram cinco versões antes do ciclo rápido de atualizações:

2.0 - 24 de Outrubro de 2006.

3.0 - 17 de Junho de 2008.

3.5 - 30 de Junho de 2009

3.6 - 21 de Janeiro de 2012

4.0 - 22 de Março de 2011.

Após estas versões, a 5.0 foi lançada já dentro do ciclo rápido de versões. Essa nova modalidade de desenvolvimento da Mozilla vai lançar uma versão nova do Firefox a cada seis semanas. A última versão do Firefox, 13, foi lançada em 5 de Junho de 2012, e trouxe muitas melhorias ao navegador.