Brasil/Marketing/Guia

From MozillaWiki
Jump to: navigation, search


Bem vindo ao Marketing da Mozilla!

Moe-marketing.jpg

Você está interessado em ajudar a espalhar a palavra sobre a Mozilla e produtos como o Firefox? Adoraríamos sua ajuda! É divertido e fácil ajudar. É também uma grande oportunidade para fazer amigos de todo o mundo, ganhar experiência trabalhando com uma das marcas mais poderosas do mundo e compartilhar a nossa incrível história.

O que a Mozilla faz de diferente

Mozilla é uma comunidade global com valores compartilhados. Acreditamos que a Internet é um componente integral da vida moderna, e é, portanto, um recurso público que deve ser aberto a todos. Nós acreditamos que o software livre desenvolvido e promovido por meio de processos transparentes e dentro de uma comunidade é a melhor maneira para concretizar esta visão. Nós achamos que esses valores são importantes, e esperamos que todos aqueles que desejam contribuir com o projeto Mozilla dediquem um tempo para ler o Manifesto Mozilla.

A Mozilla não tem o orçamento de publicidade de uma grande corporação, e as centenas de milhões de usuários do software Mozilla descobrem, (em quase todos os casos) sobre ela pelo boca-a-boca, através de seus amigos, familiares e conhecidos. Em outras palavras, é a comunidade que fez a Mozilla ser o que é, desenvolvendo, testando e localizando software e documentação, e pela promoção deste software para o mundo. O que é imporante para a Mozilla são os usuários, e ao invés de promover os seus produtos de uma maneira tradicional, preferimos nos conectar e conversar com nossos usuários.

Maneiras fáceis de começar

Conecte-se com sua comunidade local

Dependendo de onde você mora, pode haver uma boa chance de existirem pessoas com um interesse comum na Mozilla que já atuam nas proximidades. Verifique a wiki do Mozilla Reps para entrar em contato com o representante Mozilla local. Falar inglês não é necessário e temos Mozilla Reps e comunidades em todo o mundo. Você pode se surpreender ao descobrir que há uma comunidade Mozilla prosperando em sua cidade.

Participe do nosso programa de Afiliados

O programa Afiliados Firefox é uma ótima maneira de compartilhar seu amor pelo Mozilla Firefox. Hospede botões do Firefox em seu site e progrida para a fama no ranking de Afiliados. Para obter mais informações ou para se inscrever, visite: affiliates.mozilla.org.

Socialize com a gente

Comece seguindo o @firefox no twitter ou curta nossa página no Facebook. Você também pode trabalhar com a gente para criar e repostar mensagens do Facebook e do Twitter das contas principais em inglês do Firefox para o seu idioma. Se existir uma rede social mais ativa em sua localidade, além de Facebook e Twitter, ajude-nos a criar uma presença nesses sites de mídia social. Veja mais na próxima seção.

Conecte-se com a gente on-line

Você pode nos conhecer no canal #marketing do IRC. Para obter ajuda com o IRC, visite http://irc.mozilla.org.

Quer causar um impacto maior?

Junte-se ao Marketing Coletivo

Em 2012, o Marketing Coletivo foi lançado e trouxe muitas oportunidades para colaborar com a nossa equipe de Engajamento e se envolver nos projetos mencionados, bem como os projetos dentro de marketing de produto, envolvimento do usuário, design, relações públicas e muito mais. Para saber mais, confira a wiki do Marketing Coletivo.

Localize conteúdo de email informativo

Todos os meses enviamos o informativo "Firefox & Você", com as últimas dicas e truques para obter o máximo proveito do seu Firefox (inscreva-se aqui). Se você gostaria de ajudar a localizar e criar conteúdo de marketing da Mozilla para o seu idioma, por favor, envie um e-mail para Jess em jdavis@mozilla.com e Michaela em mthayer@mozilla.com.

Já tem habilidades em HTML ou quer aprender? Mande um email para jdavis-mail@mozilla.com se você estiver interessado em ajudar a programar nossos emails informativos mensais. Oportunidades para se envolver, do iniciante ao mestre.

Junte-se aos localizadores e esclarecedores das mídias sociais

Você quer trazer conteúdos das mídias sociais para o seu idioma? Nós sempre precisamos de ajuda para localizar as nossas páginas das mídias sociais e esta é uma forma divertida de se envolver.

Também é muito importante responder aos fãs que conversam com a gente em nossas páginas de mídias sociais. Você pode se tornar um moderador no Facebook e ajudar nossos usuários. :)

Entre em contato com Michaela em mthayer@mozilla.com.

Comunicações dos reps

Se relações públicas é a sua paixão, dê uma olhada no programa Comunicações Reps. Este grupo fornece aos voluntários o conteúdo, as ferramentas e a infra-estrutura de que eles necessitam para se envolver com os esforços de relações públicas da Mozilla. Por favor, visite a página de comunicações para mais informações.

Junte-se aos Estudantes Embaixadores Firefox

Você é um estudante (+18) que é criativo, inventivo, e apaixonado pela Mozilla? Se assim for, por favor junte-se a nós no programa Estudantes Embaixadores Firefox. Os Embaixadores conduzem campanhas de marketing em suas faculdades para incentivar outras pessoas a fazer parte da comunidade Mozilla (e utilizar nossos produtos). Se você estiver interessado em participar do nosso programa, por favor, encontre mais informações aqui. Se você tiver alguma dúvida, por favor, envie um e-mail para firefoxstudents@mozilla.com.

Comunidade de Lançamento Firefox OS

Se o seu país tem telefones FirefoxOS no mercado, ou terá em breve, há chances de que sua comunidade local tenha se mobilizado para ajudar com o lançamento. Você pode ajudar também. Saiba mais sobre nas páginas da wiki Firefox OS.